Estruturas básicas das células
Por: Artur R.
27 de Junho de 2014

Estruturas básicas das células

Biologia Biologia celular Tudo Geral Básico DNA Célula Metabolismo Estruturas Celular

Começamos nessa aula nosso módulo de Biologia Celular, que nada mais é do que a parte da biologia que irá estudar, caracterizar e definir como são e como funcionam as unidades fundamentais da vida, as células. E, nessa primeira aula, temos o objetivo de mostrar para vocês o que precisamos observar para dizer que uma determinada estrutura é uma célula. Taduzindo, vamos discutir quais são as estruturas básicas das células. Antes de mais nada, precisamos ter em mente o que é uma célula.

Uma célula é a unidade básica de composição dos organismos vivos, de modo mais simples, podemos dizer que as células são os "tijolinhos" que constroem os seres vivos. Por esse motivo, todas as funções desempenhadas por um organismo terão como base o funcionamento celular, que por sua vez vai depender, normalmente, de algumas estruturas que compõem a célula, chamadas de organelas. Sendo assim, células difentes podem conter organelas diferentes, mas, em geral, podemos dizer que certas organelas são comuns a todos os tipos celulares são elas:

1. Membrana Plasmática

Para que possamos definir uma célula, é preciso que ela seja delimitada e crie dois ambientes que serão possivelmente então compostos de maneiras diferentes, ou seja, essa membrana vai separar o espaço extracelular do espaço intracelular e vai controlar tudo o que entra ou sai da célula. Quanto à sua composição, ela é formada por lipídios e proteínas. Dizemos então que se trata de uma membrana lipoproteica semipermeável que delimita a célula.

2. Citosol (Hialoplasma)

O citosol, também chamado de hialoplasma, é o nome que damos ao composto que preenche a célula. Desse modo, as organelas intracelulares estarão imersas nesse citosol, que determina a composição e organização do meio intracelular.

3. Cromatina

Como dissemos acima, todo o funcionamento de uma célula é coordenado pelos genes que estão contidos em seu interior. Esses genes nada mais são do que segmentos de fitas de DNA, que comandam a síntese de proteínas celulares. De maneira resumida, podemos dizer que esse DNA comanda então toda a atividade da célula e essas fitas de DNA, condensadas no meio intracelular formam uma organela que chamamos de cromatina.

4. Ribossomos

Como dissemos acima, os genes coordenam o funcionamento celular pela determinação da síntese proteica. Isso porque a maior parte dos processos do metabolismo celular são realizados por proteínas e seu controle faz com que a cromatina seja capaz de controlar todo o metabolismo da célula. Porém, essa síntese de proteínas não é realizada diretamente pelo DNA, mas sim por uma organela celular, que lê um ácido nucleico e produz a proteína por ele determinada. Trata-se do ribossomo.

Apenas contendo essas estruturas, uma célula já pode se diferenciar do meio extracelular e apresentar uma atividade metabólica. Então, dizemos que são elas, a membrana plasmática, a cromatina, o citosol e o ribossomo, as estruturas básicas de composição de uma célula.

R$ 80 / h
Artur R.
São Paulo / SP
Artur R.
4,0 (3 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Biologia para ENEM Biologia para Vestibular Fisiologia Humana
Graduação: Medicina (Universidade de São Paulo (USP))
Professor de Física, Química, Biologia
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil