Estou fazendo umas perguntas para uma pesquisa

Pedagogia

Estou fazendo essas perguntas para uma pesquisa, se responderem agradeço muito:

1. Como você considera as necessidades individuais dos alunos ao criar avaliações?

2.Como você assegura que a avaliação está medindo o conhecimento do aluno e não está sendo impactada pela sua deficiência?

3.Pode compartilhar uma experiência de avaliação que você considera bem-sucedida ou significativa com um aluno com deficiência?

4.Você colabora com especialistas ou outros profissionais ao desenvolver ou administrar avaliações para alunos com deficiência?

5.O que você acredita que as escolas ou sistemas educacionais poderiam fazer para apoiar melhor os professores na avaliação de alunos com deficiência?

6.Os alunos com deficiência têm acesso aos mesmos conteúdos que os alunos sem deficiência?

7. Como você adapta o currículo e os recursos de ensino para atender às necessidades específicas desses alunos?

8. Como você aborda a avaliação de alunos com deficiência em comparação com a avaliação de alunos sem deficiência que estão no ensino regular? Quais são as principais diferenças na abordagem e nos critérios de avaliação?

Foto de Vf F.
Vf perguntou há 7 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
1 resposta
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Elionardo A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 meses

1. Encaro desafios na criação de avaliações individualizadas para crianças com deficiência, dada a singularidade de cada uma. Acredito que o suporte de profissionais especializados é crucial para aprimorar essas avaliações e atender às necessidades específicas de cada criança.

2. Acredito que as avaliações devem ser conduzidas com acompanhamento especializado, considerando as necessidades individuais do aluno com deficiência. É essencial que essas avaliações sejam realizadas de maneira particular e em um ambiente apropriado. Isso possibilita uma melhor compreensão do desempenho da criança durante a avaliação. Quando aplicadas em salas regulares, junto a outros alunos, o ambiente pode limitar ou desconfortar o aluno com deficiência, impactando negativamente sua performance na avaliação.

3. Tive uma experiência enriquecedora com uma aluna no espectro autista, nível 3, que também tinha Síndrome de Down. Ela conseguia focar apenas em locais específicos, utilizando um objeto de hiperfoco. Para adaptar a avaliação, foi necessário um material individualizado e personalizado para atender às necessidades dela, pois uma avaliação tradicional com lápis e papel seria inviável. Optamos por um relatório elaborado com a ajuda de psicólogos e coordenadores, o que se mostrou muito bem-sucedido no contexto da avaliação formativa.

4. Onde trabalhei, em uma escola particular, tinha uma psicóloga que auxiliava e orientava melhor na elaboração das avaliações e atividades mas sim, colaboro e peço ajuda e orientação mesmo para atividades simples e cotidianas para melhor atender a criança. 

5. Acredito que os sistemas de ensino regulares deveriam oferecer um suporte mais abrangente e especializado para os professores que lidam com alunos deficientes e com necessidades específicas. Enquanto algumas escolas particulares já dispõem desse suporte, nas redes de ensino público ainda é bastante precário. Seria crucial disponibilizar profissionais como pedagogos, psicólogos e educadores especializados para auxiliar os professores de turmas regulares na preparação do material e no planejamento das aulas.

É evidente que um único professor não consegue individualizar o ensino para tantos alunos singulares que temos hoje em dia, já que cada um aprende de maneira distinta. Quando lidamos com alunos com deficiências mentais ou físicas, essa tarefa se torna ainda mais complexa. O professor necessita desse suporte dentro da instituição, atuando de forma colaborativa e acompanhando ativamente os alunos em sala de aula.

6. Sim, tem acesso, participam da maioria das atividades, mas devido às limitações não absorvem tudo quanto gostaríamos, mas participam e interagem a medida do possível.

7. Tento por algo mais interativo, promovendo sempre a participação e a inclusão em atividades mais ativas, utilizando metodologias específicas de acordo com o conteúdo.

8. Avalio que muitas vezes a avaliação tradicional não é suficiente, mesmo que adaptada, claro que isso depende muito sa limitação que o educando possui, mas se for limitações maiores, creio que devemos sempre personalizar e preparar um material específico de acordo com as características daquele aluno para que então seja uma avaliação justa e verdadeira com a aprovação e colaboração de uma equipe multiprofissional. Já os alunos que não possuem limitações como os que têm laudo, creio que devemos nos atentar ao contexto na qual eles se situam, a avaliação pode ser sim tradicional, mas que não seja somente ela, sempre somar com a avaliação diagnóstica e avaliações qualitativas para avaliá-los também em suas singularidades. 

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Professores particulares de Pedagogia

+ Ver todos
Encontre professor particular para te ajudar nos estudos
R$ 45 / h
Elionardo A.
Quixeramobim / CE
Elionardo A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Pedagogia - Tutoria Pedagógica Pedagogia - Consultoria Pedagogia - Suporte na Preparação de TCC
Especialização: Alfabetização e Letramento (Centro Universitário Unifatecie)
Professor dedicado e experiente em xadrez, roteirização, organização de tccs, comunicação e pedagogia. Ofereço suporte abrangente e prático.
R$ 50 / h
Taíse S.
Cruz das Almas / BA
Taíse S.
5,0 (16 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 36 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Psicopedagogia Pedagogia - Planejamento Pedagogia para o 2º Ano
Especialização: Psicopedagogia Clinica e Institucional (Universidade Estácio de Sá)
Pedagoga, psicopedagoga, orientadora educacional e especialista no processo de ensino-aprendizagem. Vença suas dificuldades. Ensino adaptado.
R$ 75 / h
Leticia M.
Ananindeua / PA
Leticia M.
5,0 (1 avaliação)
Horas de aulas particulares ministradas 1 hora de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Pedagogia - Aprender a aprender Pedagogia - Linguagem Pedagogia - Reforço escolar
Graduação: Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa (Centro Universitário UNINTER)
Alcance seus objetivos linguísticos! Professora de espanhol e português. Graduada em letras e mestra em criatividade no ensino.
Envie uma tarefa, lista de exercícios, atividade ou projeto
  • Você define o prazo
  • Professores fazem propostas e você escolhe o melhor
  • Interação com o professor por chat
  • Se não gostar da resolução, reembolsamos
Enviar Tarefa

Envie uma dúvida gratuitamente

Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.

Encontre um professor e combine aulas particulares Presenciais ou Online