Na frase tem vírgula, no caso seria um aposto?
Colegio Marta 3, há 70 anos cuidando da educação!
Grata,
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.
É preciso que se responda à sua dúvida à luz dos fatos, sem invencionices ou apresentação de regras fantasiosas, esdrúxulas, que não têm respaldo ou registro nos compêndios gramaticais e que não guardam relação com a pergunta.
A resposta do Prof. Miguel se mostra completa, necessitando, a nosso ver, apenas de um esclarecimento, uma observação: o emprego do sinal de pontuação (ponto final, vírgula, dois-pontos, travessão) para separar o nome/razão social da empresa ou instituição é facultativo somente se o slogan vier abaixo do nome (na linha inferior). Se ele (o slogan) vier na mesma linha, o sinal de pontuação é, por assim dizer (como veremos nos exemplos ao final), obrigatório, para conferir ao enunciado a pausa e a ênfase necessárias. Como se sabe, geralmente a pausa entre um termo e outro vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão.
Colégio Marta 3
Há 70 anos cuidando da educação!
Colégio Marta 3, há 70 anos cuidando da educação!
Colégio Marta 3: há 70 anos cuidando da educação!
Colégio Marta 3. Há 70 anos cuidando da educação!
Observações:
1. O slogan do Colégio Marta 3 está excelente, irretocável, não devendo, portanto, ser mexido, em nada, em sua estrutura, sob pena de desconfigurá-lo.
2. Verifica-se, na prática, ser mais usual a utilização da vírgula ou do ponto final como sinal de pontuação para separar o nome/razão social do correspondente slogan. Parece haver, pelo que se depreende dos exemplos ao final, preferência das agências de publicidade/marketing pelo uso do ponto final, talvez por este conferir uma pausa/impacto maior.
3. O slogan, embora não seja aposto propriamente dito, não deixa de ter caráter explicativo, ao apresentar ou acrescentar uma qualidade, uma característica ao nome da empresa/instituição.
4. O slogan é uma frase de impacto (ao pé da letra, “grito de guerra”), que procura mostrar o diferencial de determinada marca e no que ela se destaca das concorrentes. Por isso, precisa ser forte, curto e facilmente memorável. De modo geral, apresenta uma ideia sintética e objetiva, associada à logomarca da empresa ou instituição. É preciso economizar palavras e citar somente o essencial. O slogan tem por objetivo mostrar para o público-alvo que aquilo que ele mais espera faz parte da missão da empresa, e que o produto ou serviço oferecido é capaz de atender às expectativas da sua persona (cliente ideal).
Exemplos de slogans que ficaram bem conhecidos dos brasileiros:
51. Uma boa ideia.
Boa! Só se for Antarctica.
Bradesco. Sempre à frente.
Brahma. A número 1.
Cacau Show. Um Show de chocolate.
Colgate. Sorriso saudável, sorriso Colgate.
De mulher para mulher, Marisa.
Doril. Tomou Doril, a dor sumiu.
Globo. A gente se vê por aqui.
Havaianas. Todo mundo usa.
Hellmann’s. A verdadeira maionese.
Itambé. O melhor do leite para sua família.
Itaú. Feito para Você.
Natura. Bem Estar Bem.
Nescau. Energia que dá gosto.
Oral B. A marca mais respeitada pelos dentistas.
Rexona não te abandona, nunca.
Sal Cisne. A pitadinha que faz a diferença.
Skol. A cerveja que desce redondo.
Toddynho. O seu companheiro de aventuras.
União. Fazendo sua vida mais doce.
Visa. Porque a vida é agora.
Volkswagen. Você conhece, você confia.
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.
Mayara, em slogans a pontuação é optativa. Veja:
Colégio Marta 3
Há 70 anos cuidando da educação!
Ou:
Colégio Marta 3: há 70 anos cuidando da educação!
Ou:
Colégio Marta 3 - há 70 anos cuidando da educação!
Ou ainda com vírgula, para separar frase de oração, dando pausa, ênfase:
Colégio Marta 3, há 70 anos cuidando da educação!
Veja exemplo de um slogan em um site de um colégio:
"EM TUDO AMAR E SERVIR!
Há mais de seis décadas compartilhando conhecimento, sabedoria e otimismo."
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
Olá, bom dia! Vamo lá?
Nessa frase não há aposto. A vírgula está presente pra dar uma pausa na leitura, entendeu? Pode ser pra dar ênfase no período, exaltando o marco de 70 anos, ou destacar o nome da instituição.
Espero ter ajudado, abraço!
Seria para enfase do período "Colégio Marta 3"
Olá cara aluna,
Nessa frase não há aposto, na gramática portuguesa o uso da vírgula antes da palavra "há" é motivo de debate e muitas vezes mal compreendida. Pelas regras formais não deve ser utilizada vírgula antes de “há” quando indicar passagem de tempo ou duração.
No entanto, em escrita ou discurso mais informal, alguns indivíduos optam por usar vírgula para maior clareza ou ênfase.
SUGESTÃO: “O Colégio Marta 3 se dedica há 70 anos a oferecer educação de qualidade!
"Há 70 anos o Colégio Marta 3 cuida da educação!
Nesse caso, a vírgula é usada apenas para marcar a pausa, trazendo ênfase ao que se diz.
Envie sua primeira dúvida gratuitamente aqui no Tira-dúvidas Profes. Nossos professores particulares estão aqui para te ajudar.