1) Identifique a frase que está em sentido próprio, (DENOTATIVO) e a que esta em sentido figurado (CONOTATIVO)
a) As ondas do mar nos encantam!
b) Não dê ouvidos a essa onda de boatos.
c) Os preços dos combustíveis ficarão congelados até o próximo mês.
d) Comida congelada é uma opção prática.
e) Li o livro página por página.
f)Já virei essa página na minha vida.
g) Vamos passar uma borracha no passado.
h)Esqueci minha borracha na sala de aula.
i)A cobra picou o fazendeiro.
j) A vizinha é uma cobra!
k) Vou cortar as asas desse menino antes que seja tarde demais!
l) Cortaram as asas da ave para ela não fugir.?
2)ATIVIDADE 2 ;utilizando as ferramentas de pesquisa ,pesquise uma redacao nota mil no enem (qualquer tema e ano) e identifique as partes que compoe uma dissertaçao argumentativa (tese,topicos frasiais, argumentos, e os itens dos topicos frasais.
3) ATIVIDADE 3: Utilizando um exemplo de esquema abaixo redija um texto dissertá ativo argumentativo com, no mínimo 20 no máximo 30 linhas de caderno. Utilize a norma padrão da língua. Não esqueça de apresentar sua proposta de intervenção para cada problema argumentado Tese: os habitantes da cidade do Rio de Janeiro passam diariamente por algumas dificuldades Argumento 1: o trânsito está cada vez mais congestionado Argumento 2: assaltos ocorrem a todo instante Argumento 3: os Índices de poluição estão chegando a níveis altíssimos
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Anitta, veja:
1. D: denotativo = sentido próprio; C: conotativo = sentido figurado
a) As ondas do mar nos encantam! - D
b) Não dê ouvidos a essa onda de boatos. - C
c) Os preços dos combustíveis ficarão congelados até o próximo mês. - C
d) Comida congelada é uma opção prática. - D
e) Li o livro página por página. - D
f)Já virei essa página na minha vida. - C
g) Vamos passar uma borracha no passado. - C
h) Esqueci minha borracha na sala de aula. - D
i) A cobra picou o fazendeiro. - D
j) A vizinha é uma cobra! - C
k) Vou cortar as asas desse menino antes que seja tarde demais! - C
l) Cortaram as asas da ave para ela não fugir? - D
2. Procure as partes desta dissertação:
É comum vermos comerciais direcionados ao público infantil. Com a existência de personagens famosos, músicas para crianças e parques temáticos, a indústria de produtos destinados a essa faixa etária cresce de forma nunca vista antes. No entanto, tendo em vista a idade desse público, surge a pergunta: as crianças estariam preparadas para o bombardeio de consumo que as propagandas veiculam?
Há quem duvide da capacidade de convencimento dos meios de comunicação. No entanto, tais artifícios já foram responsáveis por mudar o curso da História. A imprensa, no século XVIII, disseminou as ideias iluministas e foi uma das causas da queda do absolutismo. Mas não é preciso ir tão longe: no Brasil redemocratizado, as propagandas políticas e os debates eleitorais são capazes de definir o resultado de eleições. É impossível negar o impacto provocado por um anúncio ou uma retórica bem estruturada.
O problema surge quando tal discurso é direcionado ao público infantil. Comerciais para essa faixa etária seguem um certo padrão: enfeitados por músicas temáticas, as cenas mostram crianças, em grupo, utilizando o produto em questão. Tal manobra de “marketing” acaba transmitindo a mensagem de que a aceitação em seu grupo de amigos está condicionada ao fato dela possuir ou não os mesmos brinquedos que seus colegas. Uma estratégia como essa gera um ciclo interminável de consumo que abusa da pouca capacidade de discernimento infantil.
Fica clara, portanto, a necessidade de uma ampliação da legislação atual a fim de limitar, como já acontece em países como Canadá e Noruega, a propaganda para esse público, visando à proibição de técnicas abusivas e inadequadas. Além disso, é preciso focar na conscientização dessa faixa etária em escolas, com professores que abordem esse assunto de forma compreensível e responsável. Só assim construiremos um sistema que, ao mesmo tempo, consiga vender seus produtos sem obter vantagem abusiva da ingenuidade infantil.
3. Apresente o tema em 1 parágrafo; escreva 3 parágrafos, cada um desenvolvendo 1 argumento; conclua em 1 parágrafo, apresentando proposta de intervenção que possa ser executada: quem fará? o quê? como?
Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
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