Olá amigo, quando falando dos 4P's, estamos nos direcionando a forma completa de como uma empresa deve se posicionar e se apresentar.
Em um cenário comum, precedente a pandemia, uma boa estratégia com mix de marketing abordaria a definição: do que se busca oferecer (produto); do levantamento dos custos operacionais e do lucro que visa obter (preço); um estudo da localidade onde se acredita ser o melhor para encontrar e ser encontrado pelo público (praça); e por fim, uma estratégia de comunicação que ajude a diferenciar seu produto da concorrência, ressaltando qualidade e valores (promoção).
Diante disso, podemos pensar nessa mesma linha. Imagine que a internet seja o planeta Terra. Um lugar muito amplo. Mas que vai ficando pequeno conforme você vai filtrando as regiões por características culturais. Vamos ilustrar que seu produto seja para um público jovem. Bom, você já tem seu produto e sabe o que público que atende. Agora pense onde esse público "mora". A internet é um mundo onde as pessoas vivem em comunidade. As pessoas se juntam porque partilham dos mesmos interesses e preferências.
Você tem o "produto". A "praça" é onde seu público busca e compartilha informações. O seu "preço" é o custo que tem para adquirir habilidades para "conviver" na comunidade (compras de softwares, licenças, treinamentos, links patrocinados, SEO, etc). Sua "promoção", ou seja, a forma como você vai se comunicar, deve ser carregada de conteúdo relevante para aquele público. Não baste dizer o que gem para dizer, deve comunicar o que seus prospects estão buscando encontrar.
Na internet ganha, não quem vende, mas quem ajuda seus clientes a comprarem seus produtos.
Caso, queira maiores esclarecimentos, mande uma mensagem.
Att,
prof. João Carlos